PORTAL DE INTERNET DA CIDADE DE TERESÓPOLIS - RJ - GUIA COMERCIAL

NOTÍCIAS
DE TERESÓPOLIS

GUIA COMERCIAL Tempo Notícias Classificados Eventos Cinema Anuncie FALE CONOSCO

 

Simpósio sobre Transtorno do Espectro Autista

Integração entre as comunidades científica e acadêmica

ABENEPI Serrana - Foto: Unifeso
Teresópolis, 22/05/2018 -
No dia 19/05, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) sediou o I Simpósio Transtorno do Espectro Autista (TEA): um olhar multidisciplinar, recebendo diversos profissionais e estudantes das áreas da Saúde e Educação.

O evento, organizado pela Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil e Profissões Afins (ABENEPI), marcou a fundação do Núcleo na Região Serrana (ABENEPI Serrana).

O novo núcleo que vai abranger diversos profissionais da região, como médicos, psicólogos e pedagogos, para conduzirem a entidade, que estuda a infância há mais de 50 anos no Brasil.


“O objetivo é levar o estudo da infância e a disfuncionalidade que acontece nesse período de desenvolvimento para todos o profissionais da área entenderem, na realidade, como acontece o desenvolvimento, com o objetivo de disseminar saber”, explicou Andrea Silva, neuropsicóloga e vice-coordenadora da ABENEPI Serrana.

Segundo ela, o UNIFESO foi escolhido para dar início a este trabalho na região por “ter um peso de muita relevância a nível científico, com a questão da pesquisa, e acadêmico, com grande influência do saber”.

Na avaliação de Andrea, há muitas crianças na região com necessidade de atendimento de profissionas preparados, e há muita dificuldade no diagnóstico. Ainda de acordo com ela, o Simpósio veio trazer um olhar multidisciplinar, compatilhando o conhecimento de profissionais da Neurologia, Neuropsicologia, Fonoaudiologia e Pedagogia, que contribuem na construção de um olhar mais preparado para o entendimento desse transtorno, que merece atenção e intervenção. “Intervenção é a palavra de ordem, pois quanto mais for antecipada esta intervenção, melhor o prognóstico”, afirmou Andrea.

Cubo de Ideias

Paralelo ao evento, os participantes tiveram acesso a estandes com exposição e venda de livros e de jogos terapêuticos. Entre eles estava o Cubo de Ideias, uma loja virtual que será lançada em junho com jogos terapêuticos, voltados para o desenvolvimento cognitivo-linguístico de forma divertida, leve e eficiente.

A iniciativa vem da união da design gráfica Cristina Amaral com a fonaudióloga Thais Braga. Segundo Thais, a ideia começou com uma produção de jogos para os pacientes dela, que resultou em uma boa aceitação dos pacientes e respostas positivas ao tratamento. “Tentamos resgatar a utilização dos jogos como uma ferramente de estímulo”, justificou Thais.

Fonte: Unifeso / Giovana Campos
 

 

 

Siga o Portal Terê na redes sociais:

 

Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2018
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui