Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

 

Conferência Regional de Vigilância em Saúde

Representantes de 15 municípios em Teresópolis

1ª Conferência Regional de Vigilância em Saúde - Foto: PMT
Teresópolis, 15/08/2017 - Aconteceu em Teresópolis, no sábado, 12/08, a 1ª Conferência Regional de Vigilância em Saúde.

Com o tema 'Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público e de Qualidade',  o evento recebeu representantes da cidade e de mais 15 municípios da Região Serrana.

O secretário municipal de Saúde, Diego Souza, acompanhado do subsecretário municipal de Vigilância em Saúde, Antonio Henrique Vasconcelos, e equipe, deu boas-vindas aos conferencistas no salão nobre do Centro de Atividades Comunitárias da Paróquia de Santa Teresa, na Várzea.


Com realização do Conselho Estadual de Saúde, em parceria com os Conselhos Municipais e secretarias de Saúde das 16 cidades participantes, o evento debateu a integração dos programas de vigilância epidemiológica, sanitária, ambiental e de saúde do trabalhador. A responsabilidade do poder público e o enfrentamento das desigualdades sociais em saúde também foram abordados. “Buscamos saúde de qualidade para nosso município e região”, pontuou Diego Souza, acrescentando que todos os municípios colaboraram para a realização da 1ª Conferência Regional de Vigilância em Saúde.

Temas e metas

A definição de políticas públicas de vigilância em saúde pelo SUS é a meta das conferências, que acontecem pela primeira vez em todo o país. Uma das propostas da Conferência Estadual de Vigilância em Saúde, marcada para acontecer nos dias 6 e 7 de outubro, é construir o Plano Diretor de Regionalização do Estado do Rio de Janeiro.

Política nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento do SUS como direito à proteção e promoção da saúde do povo brasileiro; o lugar da Vigilância em Saúde no SUS; responsabilidade do Estado e dos governos com o setor; Vigilância em Saúde participativa e democrática para o enfrentamento das iniqüidades sociais; saberes, práticas e processos de trabalhos e tecnologias das vigilâncias em saúde e fortalecimento do RH na Vigilância em Saúde foram os temas abordados nas palestras e debates.

Durante o evento, os participantes fizeram exames de sangue gratuitos para verificar glicemia, nível de hemoglobina e risco de infecções. Os testes foram realizados em aparelhos portáteis e sem o uso de seringas, com os resultados sendo liberados em poucos minutos.

A Etapa Regional foi encerrada com aprovação de propostas e eleição dos delegados que vão representar a Região Serrana na Estadual. Participaram da 1ª Conferência Regional de Vigilância em Saúde representantes de Teresópolis, Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Guapimirim, Macuco, Nova Friburgo, Petrópolis, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro e Trajano de Moraes.

Portal Terê - com informações da AsCom PMT
 

 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2017
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui